quinta-feira, 16 de julho de 2009

Clássicos com C Maiúsculo (parte 5): “Anarchy In The UK” – Sex Pistols


O que acontece quando um empresário de bandas cheio de tino comercial se encontra com quatro jovens revoltados com a política de seu país? A resposta é a invenção do Sex Pistols, o maior ícone do movimento punk.


Após ganhar experiência cuidando dos interesses do New York Dolls, o dono da loja de roupas SEX, Malcolm McLaren, resolveu inventar a banda seguindo o que aprendeu por observação: no mundo do rock, atitude vende mais que um som agradável aos ouvidos. Juntou, então, quatro jovens anti-sociais com pouca ou nenhuma experiência em música e fez história na Inglaterra e no mundo.


“Anarchy in the UK” foi o primeiro single lançado pelo Sex Pistols, em 1976. Com versos como “I am an antichrist / I am an anarchist” (“Eu sou um anticristo / eu sou um anarquista”), a oitava faixa do álbum “Never Mind The Bollocks” chamou a atenção para a fúria dos jovens com a política do Reino Unido e inspirou o surgimento de bandas como Joy Division, The Clash e The Smiths. Na época, algumas rádios baniram os Sex Pistols de sua programação, o que acabou funcionando como uma propaganda para a banda e confirmou o velho ditado “tudo o que é proibido é mais gostoso”.



Quer saber mais sobre aquele Clássico com C Maiúsculo? Mande sugestões para o Ruído Bom!

Nenhum comentário: