sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Soundtrack (parte 3): “Na Natureza Selvagem”

Antes de assistir ao filme “Na Natureza Selvagem” (“Into The Wild” em inglês), conheci a trilha sonora composta pelo cantor Eddie Vedder e me apaixonei imediatamente pelas músicas. O disco passou a ser minha trilha sonora quase que diária, se transformou em uma espécie de “Pasárgada do áudio” — era só ouvir as canções que toda a tensão do cotidiano parecia ir se dissolvendo, enquanto eu me transportava mentalmente para uma paisagem no meio da natureza. Algum tempo depois, assisti ao longa-metragem e gostei muito de conhecer a história real retratada ali.
“Na Natureza Selvagem” é inspirado no livro homônimo escrito pelo jornalista e alpinista Jon Krakauer. A obra conta a história verídica do jovem Christopher McCandless, que decidiu largar tudo (família, amigos, dinheiro, profissão, etc) e ir sozinho dos Estados Unidos até o Alasca. Para emoldurar a jornada solitária de McCandless, Vedder criou uma série de músicas que falam sobre liberdade e desapego, como "Far Behind", "No Ceiling" e "Society".
Um dos destaques é a faixa "Guaranteed", que tem como primeiro verso uma frase bem simbólica: "On bended knees is no way to be free" (Ficar de joelhos não é o caminho para a liberdade). É despertando para reflexões que Eddie Vedder segue por todo o álbum, sem deixar de trazer ao ouvinte a experiência prazerosa de ouvir uma boa música.

Ficha técnica:
Filme: "Na Natureza Selvagem" ("Into The Wild")
Direção: Sean Penn
Duração: 148 minutos
Ano: 2007
Elenco: Emile Hirsch, Marcia Gay Harden, William Hurt, Vince Vaughn.


Nenhum comentário: