segunda-feira, 24 de agosto de 2009

“Rrrecomêindo!” (parte 8): “Longo Caminho” – Os Paralamas do Sucesso

O disco “Longo Caminho”, de 2002, funciona como um divisor de águas na carreira dos Paralamas do Sucesso. Não por ter havido uma grande mudança no gênero ou nas composições, mas por ser o primeiro gravado pela banda após o acidente de ultraleve que paralisou o cantor Herbert Vianna e vitimou sua mulher, Lucy.
As músicas já haviam sido compostas antes do desastre e foram gravadas no estúdio da casa do cantor. Simples, por contar mais com os três paralamas que com a banda de apoio, o álbum traz as participações especiais do guitarrista Dado Villa-Lobos e do músico argentino Fito Paez.
O repertório possui canções que falam sobre a violência sem deixar de ter aquelas em que o amor é o tema principal. A faixa título é um dos destaques, por ser suave e ainda manter a levada já conhecida do público que acompanha o grupo desde a década de 80.
“O Calibre”, “Seguindo Estrelas” e “Cuide Bem do Seu Amor” estouraram nas rádios na época do lançamento. No entanto, o disco conta com mais canções de efeito, como a bela “Soldado da Paz”, que celebra a vida com os versos “Não há perigo/ Que vá nos parar/ Se o bom de viver é estar vivo/ Ter amor, ter abrigo/ Ter sonhos, ter motivos pra cantar...”.
Além do álbum, os paralamas lançaram o DVD “Longo Caminho”, com vídeos dos ensaios e do processo de produção do disco.




Nenhum comentário: