sexta-feira, 18 de setembro de 2009

“Soundtrack” (parte 7): “Dirty Dancing”


Faz tempo que pensava em escrever sobre este longa aqui no blog, mas, com a morte do ator Patrick Swayze, resolvi adiantar a resenha para lhe prestar uma homenagem.
Cresci nos anos 80 e, como a maioria das garotas dessa época, perdi as contas de quantas vezes assisti ao filme “Dirty Dancing”. Cheguei a comprar a fita VHS, os dois CDs da trilha sonora e decorei quase todas as falas e coreografias.
A história mais parece um conto de fadas moderno. Baby (Jennifer Grey), uma adolescente tímida, viaja com a família para uma temporada em um resort. Lá, conhece o instrutor de dança Johnny (Patrick Swayze) e acaba se apaixonando por seu jeito livre de viver. Um dia, a parceira de dança de Johnny fica grávida e pede a Baby que dance em seu lugar. Os dois acabam se envolvendo, sem deixar de enfrentar diversos obstáculos.
Todo o clima de romance e diversão é rodeado por uma excelente escolha de trilha sonora, com sucessos como “Be My Baby”, das Ronnettes, “Big Girls Don’t Cry”, do grupo The Four Seasons, “Love Man” e “These Arms Of Mine”, de Otis Redding. Uma das mais conhecidas canções do filme é “(I’ve Had) The Time Of My Life”, de Bill Medley e Jennifer Warnes, ganhadora do Oscar e do Globo de Ouro de melhor canção original, além de ter faturado o Grammy de melhor canção escrita especialmente para cinema ou televisão, em 1988. Uma faixa que merece destaque, no entanto, é a música “She’s Like The Wind”, cantada e co-escrita por Patrick Swayze. A balada ganhou diversos prêmios e foi um sucesso nas rádios naquela época.
Ouvi falar que vão fazer um remake de “Dirty Dancing” em 2010. Acho válido, porque boas histórias de amor e bons musicais nunca são demais. Acredito, porém, que será difícil superar o frescor, a inocência e a beleza do original, de 1987, que eternizou a imagem de um jovem e belo Patrick Swayze, imortal na mente de muitas garotas que cresceram nos anos 80.

Ficha técnica:
Filme:
“Dirty Dancing – Ritmo Quente”
Direção: Emile Ardolino
Duração: 100 minutos
Ano: 1987
Elenco: Patrick Swayze, Jennifer Grey, Jerry Orbach, Cynthia Rhodes



Nenhum comentário: