quinta-feira, 10 de setembro de 2009

“Clássicos com C Maiúsculo” + “À meia-noite, à meia luz...”

Nesta semana dedicada aos Beatles, as sessões “Clássicos com C Maiúsculo” e “À meia-noite, à meia luz...” se fundem para falar sobre uma das mulheres mais sortudas da história do rock: Pattie Boyd. A modelo e atriz foi casada com George Harrison e Eric Clapton e ganhou músicas incríveis dos dois guitarristas. Uma delas é “Something”, que faz parte do álbum “Abbey Road” dos Beatles e outra é “Layla”, gravada para o disco “Layla and Other Assorted Love Songs”, da banda Derek and The Dominos.
George conheceu Pattie nas gravações do filme “A Hard Day’s Night”, em que ela foi figurante, e os dois se casaram em 1966, tendo Paul McCartney como padrinho. A história de como os dois se conheceram, portanto, teria tudo a ver com a letra do hit. Contudo, George afirmou certa vez que não tinha ninguém em mente quando compôs a música, o que foi contrariado no livro de 2007, “Wonderful Tonight: George Harrison, Eric Clapton and Me”, de Pattie Boyd. A ex-mulher do guitarrista conta na publicação que ele escreveu “Something” para ela, mas que o casamento dos dois já estava em crise na época.
Primeira canção de George a ser lançada como lado A de um single dos Beatles, “Something” só perde para Yesterday em número de regravações de músicas do quarteto britânico. Um dos covers é do cantor Frank Sinatra, que chegou a declarar a canção de amor como a mais bonita dos últimos cinqüenta anos.




Se George Harrison negou que “Something” fosse inspirada em Pattie Boyd, seu grande amigo Eric Clapton não teve como não assumir que “Layla” e uma série de outras músicas que escreveu diziam respeito à modelo. Clapton se apaixonou por Pattie quando ela ainda era casada com o ex-beatle e, ao perceber que não poderia ficar com ela, escreveu grande parte das faixas que fazem parte do disco “Layla and Other Assorted Love Songs”, de 1970. Sete anos depois do lançamento do álbum, Pattie deixou George e casou-se com Clapton, que fez ainda muitas outras belas canções para ela, como “Wonderful Tonight” e “Pretty Blue Eyes”.
Apesar de todo o romance das composições, Pattie não tinha chegado ao “felizes para sempre”, já que seu casamento com Clapton acabou em 1988 depois de diversas traições por parte do músico.
O fato de Eric Clapton ter se apaixonado pela então esposa de George Harrison, porém, não afetou a amizade entre os dois. Eles continuaram a realizar diversos trabalhos em parceria, incluindo álbuns e turnês.





Quer saber mais sobre aquele Clássico com C Maiúsculo ou sobre aquela balada para ouvir à meia-noite, à meia luz? Mande sugestões!

Nenhum comentário: