sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ranking (parte 1):


Esta nova série vai listar as dez músicas mais interessantes relacionadas a um determinado um tema. Na estréia, o tema só poderia ser Michael Jackson, que, em mais de quarenta anos de carreira, esteve 13 vezes no topo da parada Billboards.

10º lugar: “Say, Say, Say”
Gravada em dueto com Paul McCartney, a canção foi lançada no disco “Pipes of Piece”, quinto da carreira solo do ex-beatle. Antes, Paul e Michael já haviam trabalhado juntos em “The Girl is Mine”, que fez parte do repertório do álbum “Thriller”.
A amizade entre os dois artistas foi estremecida quando Michael Jackson comprou os direitos autorais das músicas dos Beatles, em 1985. No entanto, segundo o tablóide inglês “The Mirror”, Michael pretendia deixá-los como herança para Paul a fim de desfazer o clima ruim que ficou entre os dois.

9° lugar: “Scream”
A música fala sobre a perseguição que Michael sofria por parte da imprensa sensacionalista e traz o dueto com a irmã Janet Jackson. Foi incluída no disco “History”, um álbum duplo que relembra os sucessos da carreira do artista e apresenta outras 15 músicas, dentre as quais está o cover de “Come Together”, dos Beatles.

8º lugar: “In the Closet”
Diante das expeculações sobre sua sexualidade, Michael ofereceu como resposta a canção “In The Closet”, que conta a história de dois amantes que precisam manter seu romance em segredo. A música teve a participação inusitada da princesa Stéphanie de Mônaco nos vocais, que, nos créditos do disco, apareceu como “Mystery Girl”.

7° lugar: “Remember the Time”
Um dos três singles tirados do álbum “Dangerous”, “Remember The Time” virou um sucesso a partir do clipe ambientado em um palácio egípcio. O ator Eddie Murphy, a modelo Iman e o jogador de basquete Magic Johnson estrelaram o vídeo ao lado do rei do pop.

6° lugar: “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”
Encorajado pelo produtor musical Quincy Jones, Michael compôs “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”. Este foi o primeiro single do disco “Off The Wall”, lançado em 1979, e rendeu ao cantor seu primeiro Grammy em carreira solo. Desde “Ben”, de 1972, Michael não alcançada o primeiro lugar nas paradas de sucesso e “Don’t Stop ‘Til You Get Enough” pôs fim ao jejum.

5º lugar: “Black or White”
Pelo fim do preconceito racial, Michael compôs esta música, que contou com a participação do guitarrista Slash na introdução. O clipe de “Black and White” apresentou para o mundo efeitos especiais jamais vistos na história do audiovisual, como a cena em que rostos de pessoas brancas e negras se fundiam uns nos outros.

4° lugar: “Billie Jean”
Sete semanas no topo da parada pop da Billboards e nove na de R&B, dois Grammys e a certeza desde o início de que aquela música se tratava de um sucesso. Em sua autobiografia “Moonwalk”, Michael disse que, na época em que compôs “Billie Jean” percebeu que ela iria agradar. Um dia, enquanto dirigia com Nelson Hayes na Califórnia, Michael se distraiu de tanto pensar na música que tinha acabado de escrever e, não fosse o aviso de um menino que passava no local, não teria percebido que seu carro estava pegando fogo.

3° lugar: “Bad”
Com direito à direção de Martin Scorcese e à atuação de Wesley Snipes como o rival de Michael Jackson, o clipe de “Bad” foi filmado no metrô de Nova York. Fez tanto sucesso que alavancou as vendas do disco de mesmo nome — foram mais de 26 milhões de cópias vendidas.

2º lugar: “Thriller”
No ano passado, “Thriller” e seu álbum homônimo fizeram 25 anos e ganharam uma edição especial de aniversário. O clipe da música foi dirigido por John Landis, o mesmo de “Um Lobisomem Americano em Londres” e inovou pela linguagem. Com duração de aproximadamente 14 minutos, o clipe de “Thriller” está em primeiro lugar na lista dos cem melhores clipes de todos os tempos divulgada pelo canal VH1.


1º lugar: “Rock with You”
Escrita por Rod Temperton, do Heatwave, “Rock With You” foi lançada em 1979 no disco “Off The Wall” e ficou por quatro semanas na parada Billboards. Originalmente, o nome da música era “I Want to Eat You Up”, o que rapidamente foi mudado para não afetar a imagem de Michael Jackson. O groove setentista torna a canção irresistível.
Mande sugestões e comentários para a seção "Ranking" e acompanhe as próximas listas do "Ruído Bom"!

Nenhum comentário: