sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Um dia para celebrar


Nascido John Winston Lennon no dia 9 de outubro de 1940, em Liverpool, Inglaterra, o menino que teve dificuldades ao aprender os primeiros acordes na guitarra se transformou em um dos maiores ícones do século XX. Não só por sua música, mas também por seu comportamento e sua atitude questionadora diante de um mundo cheio de injustiças.

Compositor de alguns dos maiores sucessos dos Beatles, como "Come Together", "Help!" e "Strawberry Fields Forever", John também foi brilhante após o fim do grupo. Exorcizou os fantasmas de seu passado quando escreveu "Mother", "How do You Sleep?" e "God". Trouxe a contemplação de um mundo em que todas as pessoas vivem em paz quando compôs "Imagine". Pediu uma chance à paz em "Give Peace a Chance".

Quanto mais não teria vindo de John caso ele não tivesse saído de casa naquele 8 de dezembro de 1980? Impossível saber. Só se pode afirmar que uma mente tão brilhante não se apaga, nem mesmo com a morte ou com o tempo. A obra de John permanece, suscitando revoluções, despertando consciências, fazendo pensar. Por tudo o que ele foi - e pelo efeito que suas músicas e protestos terão por muitos e muitos anos além, o dia 9 de outubro merece ser comemorado como o dia em que o mundo ganhou um pouco mais de esperança em forma de arte.



Nenhum comentário: