quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"Briga Boa!" (parte 6): "Tropicália"

No auge do movimento tropicalista, vigente no Brasil na década de 1960, surgiu a canção "Tropicália", de Caetano Veloso. Após ficar em segundo lugar no III Festival de Música Popular Brasileira, promovido pela TV Record em 1967, com "Alegria, Alegria", Caetano lançou a música que ficou conhecida como um manifesto do movimento tropicalista. O título "Tropicália" foi sugerido pelo produtor de cinema Luís Carlos Barreto, que teve a ideia a partir de uma instalação do artista plástico Hélio Oiticica.



Em 1996, a banda Tantra lançou sua versão rock n' roll para "Tropicália". O cover foi uma das músicas do disco "Eles não eram nada", produzido por Liminha - parceiro de trabalho de artistas como Gilberto Gil, Elis Regina, Raul Seixas, Lulu Santos, Luiz Melodia, dentre outros grandes nomes. No clipe, um convidado especial: o próprio Caetano Veloso, compositor do clássico da MPB.



E aí? Quem leva a melhor nessa Briga Boa? A "Tropicália" original de Caetano Veloso, gravada em 1968, ou o cover rock da banda Tantra? Compare e vote! Em alguns dias, o resultado da enquete vai estar aqui no Ruído Bom.

Nenhum comentário: