quarta-feira, 15 de setembro de 2010

"Briga Boa!" (parte 14): "Brown Eyed Girl"

"Brown Eyed Girl" é uma daquelas canções gostosas que caem como uma luva em rodas de violão. Composta pelo irlandês Van Morrison e lançada em 1967 como faixa do disco "Blowin' Your Mind!", ela entrou para a lista das 365 músicas de maior sucesso comercial do século XX, elaborada pela Recording Industry Association of America (RIAA). O sucesso a fez entrar, ainda, no Grammy Hall of Fame em 2007.
Originalmente chamada "Brown-Skinned Girl" (garota de pele marrom, em inglês), a música teve seu título mudado quando foi gravada. Segundo Morrison, a mudança não foi intencional: ele a percebeu somente depois de gravá-la, quando viu o novo nome escrito na fita.




U2, Bob Dylan, Johnny Rivers, Green Day, Bruce Springsteen e muitos outros artistas gravaram covers de "Brown Eyed Girl", mas o destaque vai para a versão "furiosa" dos punks do Lagwagon para o disco "Trashed", de 1994. A banda californiana conseguiu transformar um hit romântico em música para pular.



E aí? Qual das duas versões de "Brown Eyed Girl" é a campeão nessa briga? Compare e vote! O resultado vai estar aqui em breve!

Nenhum comentário: