segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

"Momento e música" (parte 1):

Nesta nova seção, o blog Ruído Bom fala de acontecimentos da atualidade, mostrando as músicas que lhes serviriam de trilha sonora.
Diante da tristeza que assola o Haiti desde a semana passada, quando um terremoto destruiu cerca de 70% das construções da capital Porto Príncipe e vitimou algo em torno de cem mil pessoas, vem logo à mente a canção de Caetano Veloso e Gilberto Gil, que, na década de 1990, já chamava a atenção para as mazelas de que o povo daquele país sofria a tempos. A pobreza, o preconceito e a corrupção que fazem parte do Haiti eram ali comparadas aos problemas que também prejudicam o Brasil. No entanto, os versos "Pense no Haiti / Reze pelo Haiti" ganharam novo significado nos últimos dias.
Se aquele país já vivia de certo modo "soterrado" em dificuldades, hoje, após o tremor e em meio ao caos que se estabeleceu, pensar e rezar pelo Haiti extrapolam os limites da MPB e tornam-se um exercício de solidariedade.
Ao pensar no Haiti, autoridades internacionais enviam ajuda e mantimentos, celebridades fazem doações milionárias, artistas se mobilizam para angariar fundos em uma tentativa de estancar a ferida aberta no país neste momento. Uma das ações beneficentes que estão para acontecer é o show “Hope for Haiti”, marcado para o dia 22 de janeiro. Os cantores Bono Vox (do U2), Sting e Alicia Keys são algumas das personalidades confirmadas para o concerto, que contará ainda com as participações do rapper haitiano Wyclef Jean e do ator George Clooney. O evento será transmitido em emissoras norte-americanas de TV a cabo e a renda será doada à Cruz Vermelha Internacional e ao Unicef.
No Brasil, há intenções de realizar outro show beneficente em nome do Haiti. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o cantor Carlinhos Brown se mostrou disponível para o Ministério das Relações Exteriores, oferecendo-se para realizar um evento que reúna outros artistas em prol das vítimas do terremoto.
Enquanto a ajuda tão esperada não chega – mesmo porque há dificuldade até para organizar e distribuir os donativos -, ecoam os versos de Gil e Caetano: “Pense no Haiti/ Reze pelo Haiti”. De fato, é preciso pensar e rezar pelo Haiti.



Nenhum comentário: