sexta-feira, 31 de julho de 2009

Soundtrack (parte 2): “Iron Man”


Quando os heróis dos quadrinhos chegam às telas dos cinemas, o rock n’ roll é o gênero escolhido para dar ação às histórias. O filme “Iron Man” não foge à regra: sua trilha sonora inclui músicas de Suicidal Tendencies, AC/DC, Audioslave e, é claro, Black Sabbath — com o tema “Iron Man”. No entanto, nem todas as músicas de rock que tocam durante o longa estão no CD da trilha sonora. Isso aconteceu porque foram privilegiadas as composições instrumentais de Ramin Djawadin, presentes em diversas cenas, para a elaboração do material. Ainda que muito do rock n’ roll que embala o filme não faça parte do CD lançado, são essas as faixas que ficam gravadas na mente do espectador e conferem a “Iron Man” o clima dinâmico que se espera de um longa sobre o Homem de Ferro.

Novo filme sobre Kurt Cobain

Estréia hoje nos cinemas o documentário "Kurt Cobain: Retrato de uma Ausência" (em inglês: "Kurt Cobain: About a Son"), sobre a vida do cantor Kurt Cobain. Dirigido por AJ Shnack, o filme conta com depoimentos do líder do Nirvana - dados em entrevistas ao jornalista Michael Azerrad e publicados no livro "Come as You Are" - para traçar sua própria trajetória.



Happy Birthday, Fatboy!


Fatboy Slim sopra velinhas hoje! O Dj, que começou a vida musical como baixista em uma banda de rock - The Housemartins -, já tocou até no carnaval de Salvador. Nada mais a cara do final de semana que se acabar de dançar ao som desse britânico que conquistou as pistas no mundo inteiro!



quinta-feira, 30 de julho de 2009

Pearl Jam inova na divulgação do novo disco


Em uma ação super criativa de marketing, a banda Pearl Jam promete mobilizar a internet com uma promoção: há nove imagens da arte do novo álbum “Backspacer” espalhadas na web; quem achar todas e agrupá-las no site oficial da banda de Seattle ganha o download gratuito do single “Speed of Sound”. Ao encontrar cada uma das peças desenhadas pelo artista Tom Tomorrow, o internauta deve clicar na imagem para ser encaminhado ao site do Pearl Jam. O disco tem lançamento previsto para o dia 20 de setembro.
Em tempo: a brincadeira é bem divertida e, de quebra, consegui baixar "Speed of Sound"! Uma delícia! Dessas para ouvir de olhos fechados... Muito bom!

Clássicos com C Maiúsculo (parte 7): “Enter Sandman” – Metallica



Composta pelo vocalista James Hetfield, o baterista Lars Ulrich e o guitarrista Kirk Hammett, “Enter Sandman”, do grupo Metallica, foi lançada em 1991 no disco homônimo da banda. A música, que fala sobre pesadelos, é a mais tocada do grupo em rádios e costuma fechar as apresentações do Metallica mundo afora. Hammett declarou em uma entrevista à Rolling Stone que compôs o riff de guitarra que introduz a canção inspirado no peso de “Louder Than Love”, do Soundgarden. Ao ouvir o solo criado por Hammett, Ulrich pediu que ele repetisse a primeira parte quatro vezes, o que, segundo o guitarrista, foi fundamental para o sucesso da música.






Quer saber mais sobre aquele Clássico com C Maiúsculo? Mande sugestões para o Ruído Bom!

“À meia-noite, à meia luz...” (parte 6): “Wuthering Heights” – Kate Bush


Como hoje é o aniversário da cantora Kate Bush, a música escolhida para a seção nesta semana é “Wuthering Heights”, um de seus maiores sucessos. A letra é inspirada no livro “O Morro dos Ventos Uivantes” da escritora Emily Brontë, cuja data de aniversário é a mesma de Kate. Quando foi lançada em single, em 1978, a canção alcançou o primeiro lugar da parada britânica e Kate se tornou a primeira mulher a chegar ao topo no Reino Unido com uma música própria.




quarta-feira, 29 de julho de 2009

Novidades sobre Paul McCartney no Brasil

Segundo o site Songkick, o cantor Paul McCartney vai fazer shows em três cidades brasileiras em 2010. No dia 16 de abril, ele vai se apresentar no Maracanã, no Rio de Janeiro. Já no dia 18, o show acontecerá no estádio do Morumbi, em São Paulo. Por fim, no dia 21, Sir Paul cantará na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Rolam na rede, ainda, duas datas: dia 23 de abril, no Estádio do Arruda, em Recife, e dia 25 na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba. Nada, porém, é confirmado.
Curitibanos, hora de agir! Para que Paul McCartney toque na Pedreira, é preciso antes que este espaço que já recebeu tantos shows memoráveis — inclusive o de Sir Paul, em 1993 — volte a funcionar. No site http://www.apedreiraenossa.com.br/ há um abaixo-assinado que pede a reabertura da Pedreira. Participe, assine e ajude Curitiba a voltar ao calendário de shows internacionais. Ainda que o ex-beatle nem toque na capital paranaense no ano que vem, vale a pena apoiar a causa. Eu já assinei!

Coldplay em Springfield 2

Segunda-feira, eu disse aqui no blog que o Coldplay gravou uma participação em um episódio dos Simpsons, certo? Pois hoje o jornal britânico "The Sun" publicou uma "foto" da versão simpsoniana da banda. Check it out:

De acordo com o periódico, Chris Martin será o único a ter falas. Let's wait and see!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Living Colour confirma dois shows no Brasil


Mais uma atração internacional confirmada para o calendário de 2009: a banda Living Colour vai se apresentar no dia 30 de agosto no Via Funchal, em São Paulo, e no dia 31 no Circo Voador, no Rio de Janeiro. É a quarta vez que a banda vem ao Brasil e desta vez a turnê vai promover o novo álbum, “The Chair in the Doorway”, com lançamento previsto para setembro.
“Glamour Boys” é um sucesso que não pode faltar no setlist dos próximos shows no Brasil. Aí vai:



Exposição na Inglaterra mostra músicas inéditas de John Lennon


A cidade natal dos Beatles — e um dos meus maiores sonhos de consumo quando o assunto é viagem — Liverpool hospeda desde o início de julho uma exposição em homenagem ao cantor John Lennon. “White Feather: The Spirit of John Lennon” foi organizada por Cynthia, primeira mulher do ex-beatle, e Julian, filho do primeiro casamento, e contém fotos, entrevistas, objetos pessoais e composições raras do cantor.

Segundo Julian, o nome da mostra é inspirado em um momento de sua infância, em que John disse que se morresse mandaria uma pena branca (white feather) ao filho para que ele tivesse certeza de que estava tudo bem. Para sua surpresa, em uma turnê na Austrália há cerca de dez anos, Julian recebeu de presente uma pena branca de um líder aborígene, que o fez lembrar daquilo que John havia dito. White Feather se tornou, também, o nome de uma fundação em prol do meio ambiente e de questões humanitárias.

No site oficial sobre a exposição, Cynthia descreve John como um homem amável e talentoso, embora fosse carente e às vezes até cruel. Diz sentir a falta dele até hoje e afirma que ele acreditava na verdade e que não queria nada além disso.

Julian declarou, ainda, que as letras inéditas, compostas por John em 1966 e exibidas na mostra, podem vir a ser musicadas por ele no futuro, como uma forma de homenagear o pai.

Veja o trecho de uma música de John, divulgado no site britânico NME:

“Little girl I´ve come to stay
And this time I just have to say
I love you
If she turns you down and you´re rejected
Try again the best you can
Call to see her when you're least expected
Tell her now she´ll understand.”

A exposição está em cartaz até o dia 31 de dezembro. Então, se você for à Inglaterra, aproveite!

Rob Thomas grava com Inxs

A banda Inxs está em estúdio gravando um novo disco, que deve contar com a participação de diversos cantores interpretando os hits do grupo. Um dos convidados é o vocalista Rob Thomas, do Matchbox Twenty, que gravou a balada “Never Tear Us Apart”. Ainda não há data prevista para o lançamento do novo álbum.
Curioso? Aí vai uma prévia da canção, apresentada em um show do Matchbox Twenty na Austrália. O vídeo é amador, mas dá uma idéia da mistura boa que vai sair.


segunda-feira, 27 de julho de 2009

Coldplay em Springfield

Depois de The Who, Smashing Pumpkins, Green Day e diversas outras bandas, chegou a vez do Coldplay fazer parte de um episódio dos Simpsons. O vocalista Chris Martin confirmou que vai dublar ele mesmo em um dos episódios da 21ª temporada da série, que começa nos Estados Unidos em setembro.
Enquanto o episódio não chega ao Brasil, vamos relembrar a visita dos Ramones a Springfield, cantando “Happy Birthday” para o sr. Burns. Fun-fun-fun!


“Rrrecomêindo!” (parte 4): “The Dark Side of the Moon” – Pink Floyd


Lançado em 1973, o álbum “The Dark Side of the Moon” é a obra prima do Pink Floyd. Conceitual sem deixar de ser comercial, é o disco mais vendido da história da banda e um dos mais influentes de todos os tempos.
O álbum foi gravado nos estúdios de Abbey Road, em Londres, com as técnicas mais avançadas de gravação da época. Dentre os temas tratados estão o dinheiro, a passagem do tempo, a loucura e a morte. As músicas “Money”, “Us and Them” e “Time” fizeram (e ainda fazem) sucesso nas rádios em todo o mundo, o que funcionou como mais um fator para alavancar as vendas do disco.
O fato mais curioso em relação a “The Dark Side of the Moon” é o número de coincidências que aparecem quando o disco é tocado simultaneamente à exibição do filme “O Mágico de Oz”, de Victor Fleming. Em vários momentos do longa, as cenas parecem se encaixar com os efeitos sonoros presentes nas músicas do álbum do Pink Floyd. A banda, no entanto, desmente qualquer relação entre as duas obras, o que não se mostrou suficiente para os fãs, que chamam o fenômeno de “Dark Side of The Rainbow”.
Aqui, a música "Time" ao vivo em um show feito em Londres.


“Crying Lightning” ganha clipe


Os Arctic Monkeys lançaram neste fim de semana o clipe de “Crying Lightning”, primeiro single do disco "Humbug". A faixa foi produzida pelo cantor Josh Homme, do Queens of The Stone Age, e o vídeo foi dirigido por Richard Ayoade.

Em tempo: Na quinta-feira, dia 30, a partir das 17h (horário de Brasília), haverá uma transmissão ao vivo via web de um show em que os Arctic Monkeys tocarão as novas músicas de “Humbug”.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

“Soundtrack” (parte 1):


Música e cinema andam juntos desde o surgimento da sétima arte e é inegável que uma boa escolha musical é fundamental para o sucesso de uma cena com o público espectador. Esta nova seção vai comentar sobre trilhas sonoras, que, em alguns casos, são mais expressivas até que os próprios filmes em que estão inseridas.
Na primeira parte de “Soundtrack”, o alvo é o filme “Pulp Fiction — Tempo de Violência”, de Quentin Tarantino. Não bastasse a originalidade do roteiro — que rendeu ao cineasta um Oscar —, o longa inova com uma trilha sonora que mistura sucessos do passado às novidades da década de 90. No repertório, pop, rock n’ roll, surf music, soul e até uma música de origem grega (“Misirlou”, interpretada pelo guitarrista Dick Dale) se uniram a diálogos memoráveis, como a citação que Samuel L. Jackson faz de uma passagem da Bíblia, o Ezequiel 25:17. Al Green, com “Let’s Stay Together”, Chuck Berry, com “You Never Can Tell”, Kool & The Gang, com “Jungle Boogie” e Dusty Springfield, com “Son of a Preacher Man” são alguns dos destaques da trilha sonora de Pulp Fiction, que revelou para o mainstream a banda Urge Overkill com a versão de “Girl, You’ll Be a Woman Soon”. O cover da canção composta por Neil Diamond foi a faixa escolhida para uma das cenas mais fortes do filme: a overdose da personagem Mia Wallace (Uma Thurman).

Ficha técnica:
Filme: “Pulp Fiction – Tempo de Violência”
Direção: Quentin Tarantino
Duração: 154 minutos
Ano: 1994
Elenco principal: John Travolta, Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman.


"Briga Boa!" (parte 2) – você já votou?

Na sua opinião, qual é a melhor versão da música “Wrapped Around Your Finger”: a original do Police ou o cover do Skank? Assista aos clipes, compare, vote na enquete e decida essa Briga Boa!

Soundgarden deve lançar álbuns inéditos


Um mês depois da declaração de Chris Cornell anunciando a possibilidade de um retorno do Soundgarden, o guitarrista Kim Thayil disse em uma entrevista à Rolling Stone que a banda grunge tem material inédito suficiente para lançar três ou quatro novos discos. Thayil contou à revista que as músicas gravadas teriam sido ouvidas apenas por pessoas próximas à banda.
Em relação à volta do Soundgarden, o guitarrista afirmou que não se pode dizer que nunca acontecerá, mas que não tem perdido o sono por causa disso. Bom, onde há fumaça...





Divulgada inédita de Michael Jackson



O produtor musical Bryan Loren divulgou no My Space uma música inédita de Michael Jackson chamada “Work That Body”. Trechos da faixa já haviam vazado na internet há quatro anos, mas só agora a canção foi disponibilizada oficialmente na íntegra. “Work That Body” é dançante e cheia de suíngue, marca registrada de Michael. No meio da música, tem até um “I think I love you”, no melhor estilo Jackson 5.
Loren trabalhou com o rei do pop no início da década de 90, época em que foi lançado o disco “Dangerous”. Seu currículo inclui trabalhos com Sly Stone, Barry White e Sting, bem como a música “Do The Bartman”, escrita por Michael Jackson e Bryan Loren e gravada no álbum "The Simpsons Sing The Blues" pela dubladora do personagem Bart Simpson Nancy Cartwright.
Além de “Work That Body”, é possível encontrar no My Space de Loren as músicas “Superfly Sister”, da coletânea “Blood on the Dance Floor: HIStory in the Mix”, e “To Satisfy You”, em que Michael faz o backing vocal. Vale a pena conferir!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

"Holiday, celebration..."


No dia 28 de setembro, chega às lojas norte-americanas o álbum “Celebration”, uma coletânea com hits da cantora Madonna escolhidos pela própria e por seus fãs. No repertório já estão confirmadas “Vogue”, “Everybody”, “Express Yourself” e “4 Minutes”. Há, porém, duas faixas inéditas vindo por aí e uma delas, com o mesmo título do disco, será lançada no dia 3 de agosto.
A foto acima é a capa do novo disco e foi divulgada hoje pela gravadora Warner. O lançamento nos demais países está programado para o dia 29 de setembro.

“À meia-noite, à meia luz...” (parte 5): “Never Say Goodbye” – Bon Jovi


De toda a carreira do Bon Jovi, essa é uma das poucas músicas de que gosto. Lançada em 1987 no álbum “Slippery When Wet”, a balada escrita por Jon Bon Jovi e Richie Sambora é brega (além da melodia açucarada, os versos “Remember when we lost the keys / And you lost more than that in my backseat” comprovam o adjetivo), mas é boa. Já ganhou até uma versão em mandarim, gravada pela banda chinesa Power Station e lançada neste ano.




Envie sugestões das baladas que você quer ver aqui na seção "À meia-noite, à meia luz..."!

Errata - Slash faz 44 anos

O leitor Bruno Campos informou por meio de um comentário que, ao contrário do que foi dito no texto "Slash faz 44 anos", Slash não saiu da banda Velvet Revolver. Apenas o vocalista Scott Weiland deixou o grupo, em abril do ano passado - e voltou a cantar em sua antiga banda, o Stone Temple Pilots . No momento, o Velvet Revolver procura um novo vocalista para assumir a vaga.
Valeu, Bruno!

Clássicos com C Maiúsculo (parte 6): “Is This Love” – Bob Marley


Lançada em 1978 no disco Kaya, “Is This Love” alcançou o nono lugar na parada britânica e ganhou, definitivamente, um lugar ao sol na lista dos clássicos imortais da música contemporânea. A letra fala sobre o amor de uma maneira alegre, o que combina perfeitamente com o gênero reggae difundido pelo cantor e compositor Bob Marley.

Para combinar com a atmosfera leve da canção, o vídeo-clipe traz um Bob Marley animado, cantando no que parece uma festa infantil. Entre as muitas crianças que compõem a figuração, o clipe apresenta uma menininha de sete anos que, quando cresceu, virou a top model Naomi Campbell.

No mesmo ano em que lançou “Is This Love”, o cantor jamaicano, principal vetor do movimento Rastafari, fez o show “One Love Peace Concert” tendo o objetivo político de incentivar a paz.

No ano passado, o cineasta Martin Scorsese anunciou que pretendia produzir um documentário sobre a vida de Bob Marley. O diretor, no entanto, precisou desistir do projeto devido à agenda lotada e foi substituído por Jonathan Demme, que dirigiu o filme “Philadelphia”. O lançamento do filme está previsto para o dia 6 de fevereiro de 2010, quando Bob Marley completaria 65 anos.



Quer saber mais sobre aquele Clássico com C Maiúsculo? Envie sugestões!

Slash faz 44 anos


Hoje é o aniversário do guitarrista Slash, ex-Guns n’ Roses, ex-Slash’s Snakepit e ex-Velvet Revolver. Recentemente, o músico — que já trabalhou com nomes que vão de Michael Jackson aos Rolling Stones, passando até por Fergie — declarou que sair do Velvet Revolver foi um alívio, já que era muito difícil trabalhar com o vocalista Scott Weiland.
No momento, Slash está gravando um novo disco a se chamar “Slash and Friends”. Dentre as participações confirmadas estão Ozzy Osbourne, Ron Wood, Flea (baixista do Red Hot Chili Peppers) e Iggy Pop.
Enquanto o álbum não está pronto, um pouco de Slash moendo a guitarra na época do Guns com o clássico "November Rain". Bons tempos!


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Aniversário de George Clinton

O músico George Clinton completa hoje 68 anos. Ao lado de Sly Stone e James Brown, encabeçou o movimento Funk nos anos 70 misturando soul, jazz e R&B. Integrante das bandas Parliament e Funkadelic, Clinton influenciou o surgimento do Red Hot Chili Peppers, dentre outros grupos. Abaixo, um vídeo divertidíssimo que une “criador” e “criatura” em uma cerimônia do Grammy.



De morte matada


O médico John Bannister, que atendeu Jimi Hendrix na noite de sua morte, em 1970, admitiu em entrevista a TimesOnline.co.uk que existe possibilidade de o guitarrista ter sido assassinado. Segundo Bannister, Hendrix deu entrada no hospital com uma quantidade exagerada de vinho dentro do estômago e até mesmo em seus cabelos e roupas, o que deu a entender que ele tinha de fato se afogado na bebida.
As teorias sobre a morte de Hendrix voltaram à baila após a recente publicação do livro de James "Tappy" Wright, ex-roadie do guitarrista. Dentre outras histórias, “Rock Roadie” conta que o então empresário de Hendrix Mike Jeffery teria assassinado o artista para poder ficar com o dinheiro do seguro de vida dele.

U2 going crazy!

Já está disponível no site oficial do U2 o clipe do terceiro single do álbum “No Line On The Horizon”. A música "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight" ganhou um vídeo de animação criado pelo artista David O'Reilly (de "Guia do Mochileiro das Galáxias") e pelo quarteto Shynola, responsável pelos efeitos visuais do novo clipe do Coldplay "Strawberry Swing".

U2 - I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight from David OReilly on Vimeo.

Em tempo: De acordo com o jornalista Sidney Rezende, rumores dão conta de que o U2 seria a atração do réveillon 2010 em Copacabana. A idéia do prefeito Eduardo Paes é fazer uma grande festa na virada do ano, com direito a show de fogos coordenado por Scott Givens, responsável pelos eventos da Disney. Imagina só...

terça-feira, 21 de julho de 2009

Novidade sobre “The Beatles: Rock Band”


Foram divulgadas hoje mais 15 músicas das 45 que farão parte do jogo “The Beatles: Rock Band (Harmonix)”. O próprio Paul McCartney teria feito alguns ajustes em detalhes cronológicos do jogo. Confira a lista divulgada pela Activision-Blizzard:

- Twist And Shout (Cavern Club)
- Do You Want To Know A Secret (Cavern Club)
- Can't Buy Me Love (Ed Sullivan Theater)
- I Wanna Be Your Man (Ed Sullivan Theater)
- Eight Days A Week (Shea Stadium)
- Paperback Writer (Budokan)
- And Your Bird Can Sing (Budokan)
- Yellow Submarine (Abbey Road Dreamscape)
- Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Abbey Road Dreamscape)
- With a Little Help from My Friends (Abbey Road Dreamscape)
- Within You Without You / Tomorrow Never Knows (Abbey Road Dreamscape)
- Revolution (Abbey Road Dreamscape)
- Birthday (Abbey Road Dreamscape)
- Dig A Pony (Rooftop Concert)
- I've Got A Feeling (Rooftop Concert)

Além do game, todo o catálogo original da banda será relançado em álbuns remasterizados.
O jogo estará disponível a partir do dia 9 de setembro e terá versões para XBox 360, Playstation 3 e Wii. De repente, me deu uma vontade de jogar vídeo game...

“The Fixer”

Já ouviu a nova do Pearl Jam? Visitando a página do My Space do fã-clube oficial da banda de Seattle é possível encontrar o novo single “The Fixer”, já disponível para downloads em lojas virtuais. Muito bom!

Man on the moon

Há 40 anos o homem chegou pela primeira vez à lua e dizem que ele vai voltar lá em 2020. Muita gente por aí não acredita na proeza de Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, que estacionaram a nave Apollo 11 em solo lunar quatro décadas atrás. Entretanto, aqui não é espaço para discutir as teorias em torno deste acontecimento. Aqui é o lugar para falar de música! A primeira que me vem à cabeça quando o assunto é o homem na lua é “Man On The Moon”, do REM. A canção foi composta em homenagem ao comediante Andy Kaufman e faz parte da trilha sonora do filme sobre sua vida.



sexta-feira, 17 de julho de 2009

Documentário conta a vida de Herbert Vianna


Chega em breve aos cinemas o documentário “Herbert de Perto”, sobre a vida do músico Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso. O filme vai falar sobre a trajetória do cantor, que em 2001 perdeu sua mulher, Lucy, e quase morreu em um acidente aéreo. Após a tragédia, ele superou os mais diversos obstáculos e voltou a compor e a se apresentar com seu grupo.
Além do baixista Bi Ribeiro e do baterista João Barone - companheiros de banda -, pessoas que acompanharam de perto a vida e a carreira de Herbert, como o guitarrista Dado Villa-Lobos, estarão no filme dando seu depoimento.
O documentário deve estrear em outubro, mas você já pode assistir ao trailer aqui.


50 anos sem Billie Holiday


No dia 17 de julho de 1959, calou-se uma das vozes mais bonitas que o mundo já ouviu. Billie Holiday morreu aos 44 anos de cirrose hepática, em decorrência de seu grande vício em álcool e drogas. O sofrimento da vida amorosa estampava de melancolia a voz da cantora de jazz, que, antes de ganhar os palcos, vivia da prostituição. Sua carreira foi curta, mas deixou clássicos inesquecíveis como “Strange Fruit”, “The Very Thought Of You” e “Solitude”.

Em homenagem à “Lady Day”, a deliciosa canção “All Of Me”. Se hoje você é fã de Amy Winehouse, tire uns minutos do seu dia para ouvir esta diva. Vale a pena!





Metalinguagem Rock n’ Roll (parte 5): “Rock n’ Roll All Night” – Kiss

Para fechar com chave de ouro a semana do rock, “Rock n’ Roll All Night”, do Kiss, dá o tom da sexta-feira, dia em que todo mundo só pensa em curtir para esquecer o estresse do trabalho. Gravada em 1975 para o disco “Dressed to Kill”, ela é se tornou obrigatória nos shows da banda.
You wanted the best, you got the best!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Bee Gees comemora 50 anos


Fãs da era disco, preparem-se! Para comemorar os cinqüenta anos de carreira, os Bee Gees vão lançar duas coletâneas em novembro. A primeira é “Mythology”, um álbum com quatro discos para homenagear cada um dos irmãos Gibb, inclusive Andy, que nunca foi membro da banda. O setlist foi escolhido pelos remanescentes Barry e Robin, pela viúva e os filhos de Maurice e pela filha de Andy. A segunda compilação é “Ultimate Bee Gees: The 50th Anniversary Collection”, um álbum duplo com os grandes hits dos irmãos Gibb. Dentre as faixas está “You Should Be Dancing”, da trilha sonora (mega best-seller) do filme ”Os Embalos de Sábado à Noite”, com John Travolta.




“À meia-noite, à meia luz...” (parte 4): “Codinome Beija-Flor” – Cazuza

A balada da semana vem do álbum “Exagerado”, o primeiro da carreira solo de Cazuza. O cantor e compositor teve como inspiração beija-flores que voavam próximos a sua janela para escrever o que se tornou um clássico da MPB e do rock nacional. Dentre as muitas versões estão os covers de Luiz Melodia e do Barão Vermelho, banda em que Cazuza ganhou fama.
No clipe abaixo, Cazuza canta “Codinome Beija-Flor” com apenas um piano fazendo o acompanhamento. Emocionante!






Clássicos com C Maiúsculo (parte 5): “Anarchy In The UK” – Sex Pistols


O que acontece quando um empresário de bandas cheio de tino comercial se encontra com quatro jovens revoltados com a política de seu país? A resposta é a invenção do Sex Pistols, o maior ícone do movimento punk.


Após ganhar experiência cuidando dos interesses do New York Dolls, o dono da loja de roupas SEX, Malcolm McLaren, resolveu inventar a banda seguindo o que aprendeu por observação: no mundo do rock, atitude vende mais que um som agradável aos ouvidos. Juntou, então, quatro jovens anti-sociais com pouca ou nenhuma experiência em música e fez história na Inglaterra e no mundo.


“Anarchy in the UK” foi o primeiro single lançado pelo Sex Pistols, em 1976. Com versos como “I am an antichrist / I am an anarchist” (“Eu sou um anticristo / eu sou um anarquista”), a oitava faixa do álbum “Never Mind The Bollocks” chamou a atenção para a fúria dos jovens com a política do Reino Unido e inspirou o surgimento de bandas como Joy Division, The Clash e The Smiths. Na época, algumas rádios baniram os Sex Pistols de sua programação, o que acabou funcionando como uma propaganda para a banda e confirmou o velho ditado “tudo o que é proibido é mais gostoso”.



Quer saber mais sobre aquele Clássico com C Maiúsculo? Mande sugestões para o Ruído Bom!

Metalinguagem Rock n' Roll (parte 4): "Rock n' Roll Train"

Durante a semana do rock, o Ruído Bom vai mostrar todos os dias uma música em que o rock n’ roll é o tema.
O primeiro single do disco “Black Ice”, lançado no ano passado pelo AC/DC, é a escolhida de hoje. Além de “Rock n’ Roll Train”, outras três faixas do álbum trazem a palavra “rock” no título: "She Likes Rock n' Roll," "Rock n' Roll Dream" e "Rocking All the Way".
Então, aumenta que isso aí é Rock n' Roll!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Julian Casablancas em carreira solo


O vocalista dos Strokes Julian Casablancas está na fase final de gravação de seu primeiro álbum solo, que se chamará "Phrazes For The Young". O lançamento do disco está previsto para o outono do hemisfério norte. Além do disco solo de Casablancas, está para sair o novo álbum dos Strokes, que ainda não tem título. Em uma entrevista à Rolling Stone, o vocalista da banda afirmou que o novo trabalho do grupo, o primeiro em três anos, deve ter uma sonoridade próxima à música dos anos 70.

Aniversário de Ian Curtis


Se estivesse vivo, o cantor Ian Curtis faria hoje 53 anos. Curtis é um dos fundadores da banda Joy Division, que surgiu na Inglaterra em 1977. Com influências do movimento punk e de artistas como David Bowie, Iggy Pop e Lou Reed, o grupo britânico tinha uma sonoridade densa acompanhada por letras melancólicas.
Para relembrar a obra de Ian Curtis, “Love Will Tear Us Apart”.






Metalinguagem Rock n’ Roll (parte 3): “I Love Rock n’ Roll”

Durante a semana do rock, o Ruído Bom vai mostrar todos os dias uma música em que o rock n’ roll é o tema.
Hoje, a escolhida é “I Love Rock n’ Roll”, de Alan Merrill e Jake Hooker. Os compositores faziam parte da banda Arrows, primeira a gravar a música, em 1975. A canção, porém, se tornou um grande sucesso depois do cover de Joan Jett and The Blackhearts, gravado em 1982. Em 2002, Britney Spears também fez sua versão para a música, que acabou na trilha sonora do filme “Crossroads”.
Aqui, a versão de Joan Jett and The Blackhearts.


terça-feira, 14 de julho de 2009

Oasis lança três músicas novas


Não sou fã da atitude dos integrantes do Oasis, mas tenho que admitir que algumas de suas músicas são muito boas. A notícia mais recente da banda é a divulgação de três faixas inéditas no iTunes: "[Get Off Your] High Horse Lady" [Devendra Banhart remix], "I Believe In All" e "The Boy With The Blues". As músicas já estão disponíveis para download na loja virtual.

Novo clipe do Coldplay terá premiére diferente

O Coldplay resolveu lançar seu novo clipe de um jeito inusitado: no dia 22 de julho, o vídeo da música “Strawberry Swing” será mostrado pela primeira vez ao público no cinema Odeon, na Inglaterra, antes das projeções dos filmes “Brüno” — em que o vocalista Chris Martin faz uma ponta — e “A Proposta”. O trailer dá uma idéia da qualidade da produção. Curioso para ver? Clique abaixo:


E, mais uma vez, colocaram a culpa na Yoko...


A nova biografia sobre a vida de Paul McCartney ainda nem foi lançada e já está dando o que falar. De acordo com o livro “Paul McCartney: A Life”, Yoko Ono atrapalhou os planos de uma reunião dos Beatles em 1974. O autor Peter Ames Carlin (que também escreveu a biografia de Brian Wilson, dos Beach Boys) afirma no texto que Paul fez uma visita surpresa ao estúdio californiano em que John gravava um de seus trabalhos e que a noite acabou numa grande jam session com Stevie Wonder e os outros músicos que ali estavam. A sessão foi tão boa que John convidou Paul e sua esposa Linda para jantar na casa em que vivia com sua namorada e assistente, May Pang, durante o período em que ficou separado de Yoko — época que ficou conhecida como “o fim de semana perdido”.
Em conversa com May Pang, o autor da biografia descobriu que John teria comentado durante o jantar sobre uma possível reunião com os outros beatles para um show que deveria acontecer no outono de 1974. No entanto, segundo Carlin, o próprio Paul teria estragado tudo ao dizer que encontrara Yoko Ono e que ela queria rever John. Depois disso, John e Yoko se reconciliaram, continuaram sua história de amor e o resto todo mundo sabe...
A nova biografia sobre a vida de Sir Paul estará nas lojas a partir de novembro.

Tributo une membros do Radiohead, REM e Pixies


Um time de estrelas da música se reuniu para prestar um tributo ao cantor Mark Mulcahy (ex-Miracle Legion e ex-Polaris). Thom Yorke, do Radiohead, Michael Stipe, do REM, Frank Black, do Pixies, e outros artistas fazem parte do disco intitulado “Ciao My Shining Star: The Songs Of Mark Mulcahy”, com 21 covers do músico. Além do álbum, com lançamento previsto para setembro, um show em Londres e outro em Nova York devem completar o projeto.
O objetivo de “Ciao My Shining Star” é incentivar Mark Mulcahy a continuar sua carreira, abalada após a perda repentina de sua mulher em 2008.

Metalinguagem Rock n’ Roll (parte 2): “My, My, Hey, Hey” – Neil Young

Durante a semana do rock, o Ruído Bom vai mostrar todos os dias uma música em que o rock n’ roll é o tema. A canção de hoje é “My, My, Hey, Hey”, de Neil Young. Lançada em 1979 no álbum “Rust Never Sleeps”, ela influenciou músicos do punk ao grunge com o célebre verso “Rock n’ roll is here to stay” (o rock n’ roll veio para ficar). E veio mesmo...


segunda-feira, 13 de julho de 2009

“Briga Boa!” (parte 2): “Wrapped Around Your Finger”

“Wrapped Around Your Finger” foi composta por Sting e gravada pelo Police para o álbum “Synchronicity”, de 1983. A canção fala sobre um aprendiz que deseja saber mais sobre esoterismo. Alcançou o sétimo lugar na parada britânica e o oitavo na Billboard.





O que era uma balada na versão original do Police se transformou em um ska ritmado no cover do Skank. A banda brasileira gravou uma versão em espanhol para a música de Sting que ganhou o nome “Estaré Prendido Em Tus Dedos” e faz parte do álbum MTV ao Vivo da banda.



E aí? Quem vence essa Briga Boa? Participe da enquete e dê sua opinião!

“Rrrecomêindo!” (parte 3): Álbum Branco – The Beatles

Como uma boa beatlemaníaca, eu recomendaria qualquer um dos discos dos Beatles. No entanto, escolhi falar do álbum homônimo da banda, mais conhecido como o “álbum branco” (“The White Álbum”), por se tratar de um disco mais unido ao lado pesado do rock.
Lançado em 1968, o “álbum branco”, o único duplo dos Beatles, foi o primeiro depois da morte do empresário Brian Epstein. Sem rumo, os quatro rapazes de Liverpool resolveram dar um tempo na carreira e, influenciados pela nova paixão de George Harrison — a cultura hindu —, resolveram fazer um retiro espiritual na Índia. Desta viagem, surgiram canções como “Dear Prudence”, “I’m So Tired”, “Everybody's Got Something to Hide Except Me and My Monkey” e “Sexy Sadie”, dentre muitas outras ao longo das carreiras dos Beatles e de cada membro da banda individualmente.
Apesar de não haver créditos no disco, Eric Clapton é o responsável pelo belíssimo solo de guitarra de “While My Guitar Gently Weeps”, composta por seu amigo George Harrison. Em retribuição, George participou da gravação da música “Badge”, incluída no último álbum da banda Cream, de que Clapton fazia parte.
Com a banda começando a desmoronar por uma série de motivos — a morte de Epstein, a presença constante de Yoko Ono nos estúdios, o excesso de trabalho trazido pela fundação do selo Apple Records, dentre outros problemas —, as gravações do “álbum branco” foram cercadas por atritos. Nem todas as músicas têm a participação dos quatro beatles em estúdio. Paul McCartney gravou sozinho “I Will”, “Mother Nature’s Song” e “Blackbird”, enquanto John Lennon foi o único a gravar “Julia”, música que escreveu em homenagem a sua mãe. Até o bem humorado Ringo Starr se cansou do ambiente pesado durante as gravações e decidiu deixar a banda. Duas semanas depois, acabou voltando sob os apelos dos outros três beatles, que o receberam com muitas flores no estúdio.
Apesar dos conflitos, o “álbum branco” conserva a criatividade da banda e traz diversos clássicos do rock, como “Back in The U.S.S.R.”, “Birthday” e “Revolution 1”. Dentre as músicas mais pesadas estão “Why Don’t We Do It In The Road” e “Helter Skelter”, provas de que os fab four também sabem ser agressivos.





Metalinguagem Rock n' Roll (parte 1):

Hoje é dia mundial do rock e, para celebrar esse ritmo que mudou o mundo, o Ruído Bom vai mostrar durante toda essa semana vídeos de canções que têm o rock n' roll como tema.
Para começar, Ramones com "Do you remember rock n' roll radio?", um clássico da metalinguagem rock n' roll.



sexta-feira, 10 de julho de 2009

Novidades sobre “Backspacer”


Foi definida a data de lançamento para “Backspacer”, o novo álbum do Pearl Jam: dia 21 de setembro. O disco vai trazer 11 músicas, dentre as quais está “Got Some” (confira no post “Nova música do Pearl Jam”). A faixa “The Fixer” também vai fazer parte de “Backspacer” e será lançada como single no dia 24 de agosto.
Outra boa novidade é que os planos futuros da banda incluem uma turnê na América do Sul. Tomara que eles voltem para o Brasil!

Show do Metallica na França vai virar DVD


Está programado para o dia 19 de outubro o lançamento do novo DVD ao vivo do Metallica, que vai trazer o show da banda no Arènes de Nîmes, na França. A apresentação aconteceu no dia 7 de julho e não é a única a ser lançada em DVD até o fim de 2009. Um segundo DVD com shows realizados na Cidade do México também está a caminho. De acordo com uma lista divulgada pelo NME, “Enter Sandman”, “Seek and Destroy” e “Sad But True” fazem parte do setlist do lançamento.

Pixies quer voltar aos estúdios

No dia em que a baixista do Pixies Kim Deal faz aniversário, a notícia são os planos da banda de gravar um novo disco em breve. De acordo com o site britânico NME, o projeto deve unir música e cinema, algo como a trilha sonora para algum filme ainda não definido. O líder da banda, Frank Black, teria declarado a vontade de trabalhar em conjunto com um cineasta de Hollywood do nível de Quentin Tarantino.
Enquanto o novo álbum não vem, o Ruído Bom relembra o Pixies com uma de suas melhores músicas: “Here Comes Your Man”.


"Briga Boa!" (parte 1): "The Man Who Sold The World" - Resultado

Enquete encerrada! Depois de 20 dias de disputa, os louros da vitória vão para a versão grunge do Nirvana para a música "The Man Who Sold The World", que venceu a Briga Boa com 66% dos votos. Já o original de David Bowie, de 1970, ficou com 33% do total de votos.
E aí está a versão vencedora:



Em breve, mais uma Briga Boa!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Aniversário de titã


Hoje é o aniversário do baterista Charles Gavin, dos Titãs. A banda lançou recentemente seu 13º disco de estúdio, intitulado “Sacos Plásticos”, e o pouco que ouvi não lembra em nada aqueles Titãs de antigamente. A faixa “Antes de Você”, que tem tocado nas rádios, é demasiadamente pop e melosa, algo muito distante de clássicos como “Cabeça Dinossauro” e “Bichos Escrotos”. Parece que, com o passar do tempo, a banda foi minguando e seu lado rock n' roll foi pelo mesmo caminho...
Então, para comemorar os 49 anos de Gavin, a viagem ao passado é inevitável.




Ela, Sid. Ele, Nancy.



Depois de virar o filme “Sid & Nancy — O Amor Mata” em 1986, a história do ex-baixista do Sex Pistols, Sid Vicious, e de sua namorada, Nancy Spugen, virou paródia em um curta-metragem. O mini-filme foi divulgado pelo site Cinemash na última terça-feira e tem a atriz Zooey Deschanel (de “Fim dos Tempos”) interpretando Sid, enquanto o ator Joseph Gordon-Levitt (“10 Coisas Que Eu Odeio Em Você”) faz o papel de Nancy. A inversão de gêneros deu ao curta uma atmosfera divertida, apesar do ar pesado que envolve a cena e toda a história do casal punk.
Não foi a primeira vez que Sid e Nancy foram parodiados. No ano passado, um episódio dos Simpsons trouxe Lisa e Nelson interpretando os dois. E, para ser sincera, prefiro a versão cartoon...
Em tempo: Todas as terças-feiras até meados de agosto, o site do Cinemash vai ganhar um novo curta produzido nos mesmos padrões deste que parodia “Sid & Nancy”. A idéia é que os artistas convidados escolham um filme e criem uma versão curta-metragem para ele. Um dos nomes confirmados no projeto é o do ator Milo Ventimiglia, o Peter Petrelli de “Heroes”.

“À meia-noite, à meia luz...” (parte 3): “Misty”

Nada melhor para ouvir à meia-noite e à meia luz que um bom jazz. Em uma lista com numerosos sucessos, “Misty” se destaca pelo romantismo que atravessou as últimas cinco décadas sem se tornar piegas.
O que começou como uma canção instrumental, composta pelo pianista Errol Garner em 1954, logo ganhou uma letra, escrita por Johnny Burke. Versões foram muitas: os covers vão de Johnny Mathis a Sarah Vaughan, passando por Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e outros artistas.

“Clássicos com C Maiúsculo” (parte 4): “Respect” – Aretha Franklin


“R-E-S-P-E-C-T” foi o que pediu Aretha Franklin. E ela conseguiu. Não só alcançou o topo da Billboard como se tornou a rainha do soul. A música, composta por Otis Redding em 1965, se referia originalmente a um homem que pedia respeito a uma mulher. No entanto, Aretha inverteu a lógica e transformou a canção em um protesto feminino.
Responsável por dois dos vinte Grammys que a cantora ganhou, “Respect” está em quinto lugar na lista das 500 melhores músicas de todos os tempos compilada pela revista Rolling Stone. A versão feminina — e feminista — fez mais sucesso que a original gravada por Redding, que se dizia impressionado com a performance de Aretha. Em um festival, o compositor do hit teria se referido em tom de brincadeira à música como a canção que “aquela garotinha roubou de mim”.
Respect, Aretha!



Kiss em estúdio


Com o próximo disco do Kiss prestes a ser lançado, os membros da banda têm divulgado notas em que demonstram empolgação com o novo trabalho. De acordo com o baterista Eric Singer, vem aí um álbum de puro rock n’ roll. As 11 músicas do novo projeto foram gravadas como que em um show ao vivo, com todos os integrantes tocando juntos no estúdio. Ao guitarrista Tommy Thayer, coube declarar que o equipamento usado para gravar as faixas é analógico, o que, segundo ele, garante peso e rock em seu sentido mais clássico. Thayer afirmou, ainda, que falta finalizar a gravação de apenas um música.
É esperar para ver - e ouvir...

quarta-feira, 8 de julho de 2009

E os direitos não voltaram para Paul...


Paul McCartney publicou ontem em sua homepage um comunicado a respeito das especulações de que Michael Jackson teria deixado de herança para o ex-beatle os direitos autorais das músicas Lennon/McCartney que estavam em seu poder desde a década de 1980. Segundo Paul, a notícia foi uma invenção da mídia na qual ele não acreditou sequer por um segundo. “Agora, a notícia é de que eu teria ficado chateado quando descobri que ele não deixou as canções para mim. (...) Isso é totalmente falso, então não acreditem em tudo o que vocês lêem, amigos!”, comentou na nota.
No sábado passado, Paul postou um texto de tributo a Michael Jackson, contando como se conheceram e afirmando que, apesar da distância nos últimos anos, ele sempre se lembrará com carinho dos bons momentos que tiveram juntos.
Em tempo: a cerimônia de adeus a Michael Jackson, que aconteceu ontem em Los Angeles, foi linda, emocionante. Homenagem merecida, do tamanho do artista que Michael foi.

Pedido aos leitores

Gente, estou concorrendo com um texto na promoção da Sony Ericsson e preciso de muitos votos para ganhar o super prêmio: cobrir seis shows aqui no Brasil. Quem for ao site e votar concorre a um Sony Ericsson Walkman W705. Nada mal, héin? Então, entrem lá, votem no texto "Pearl Jam, um presente para Curitiba", apóiem o blog Ruído Bom e, de quebra, corram o risco de ganhar um presentinho do pessoal da Sony Ericsson! O atalho para a resenha é: http://www.musicbloggers.com.br/#/reviews/review/31
Muito obrigada!

Beck: mais um ano, mais um projeto


O cantor Beck completa hoje 39 anos e está em estúdio com seu mais recente projeto. Em "Record Club", Beck e outros artistas gravam covers de um disco inteiro em apenas um dia. Sem ensaios nem arranjos especiais, eles se reúnem, gravam e o resultado é postado na internet.

Ainda não há notícia de quantos discos serão lançados pelo projeto, que conta com as participações de Devendra Banhart, MGMT, Jamie Lidell e Nigel Godrich (produtor musical do Radiohead). O que se sabe, por enquanto, é que um dos álbuns escolhidos é "The Velvet Underground and Nico", primeiro da banda liderada por Lou Reed.

Para comemorar o aniversário de Beck - e o novo projeto -, o Ruído Bom mostra para você um dos covers de "Record Club": "Sunday Morning", do Velvet Underground.








Record Club: Velvet Underground & Nico 'Sunday Morning' from Beck Hansen on Vimeo.

Para quem sonha com Abbey Road



Essa é para quem tem banda: o lendário estúdio de Abbey Road — por onde já passaram Beatles, Pink Floyd, U2 e Radiohead — lançou um serviço de masterização online. As bandas interessadas que se cadastrarem no serviço terão suas músicas mixadas pelos engenheiros de Abbey Road usando as ferramentas disponíveis no estúdio. Para mais informações, entre no site http://www.abbeyroadonlinemastering.com/.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Arctic Monkeys lança nova música


Já está disponível para downloads no site do iTunes o novo single do Arctic Monkeys. "Crying Lightning" é a primeira faixa tirada do novo álbum, "Humbug", a ser lançado no final de agosto. A versão "física" do single deve chegar às lojas no dia 17 de agosto.

Parabéns, Ringo Starr!


Nascido Richard Starkey Jr., Ringo completa hoje 69 anos. A figura mais divertida dos Beatles foi, também, o cara certo na hora certa: assumiu as baquetas no lugar do baterista Pete Best pouco antes de a banda se tornar um sucesso sem precedentes. Além de ter sido um dos fab four, Ringo trabalhou com muita gente importante no meio musical, como Ron Wood, Billy Preston e Brian Wilson, além de participar de produções para cinema e televisão, como o filme "200 Motels", de Frank Zappa.
O Ruído Bom aproveita a chance para prestar uma homenagem ao simpático Ringo Starr.


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Já votou?

Faltam três dias para o fim da enquete que coloca no ringue as versões de David Bowie e Nirvana para a música "The Man Who Sold The World". Para você, quem ganha essa "Briga Boa"? Assista aos clipes, compare e vote!

“Rrrecomêindo!” (parte 2): “Reptile”, de Eric Clapton

Lançado em 2001, “Reptile” é um daqueles discos para ouvir sem pular nenhuma faixa. Blues e rock ‘n roll se unem em 14 deliciosas músicas, das quais duas são instrumentais: “Reptile”, com clara influência da Música Popular Brasileira, e “Son and Sylvia”, em que um solo lindíssimo de violão faz lembrar “Because”, dos Beatles.

Como se não bastasse ser um disco de Eric Clapton, a participação de músicos experientes e respeitados, como o tecladista Billy Preston, garantiu um som refinado ao álbum. Dentre os destaques, além das duas faixas já citadas, estão “Got You On My Mind”, “Believe In Life”, “Come Back Baby” e “Find Myself”. A empolgante “I Ain’t Gonna Stand For It”, oitava faixa do disco, é um cover de Stevie Wonder e foi lançada como single.
Abaixo, Eric Clapton ao vivo no Royal Albert Hall, em Londres, canta “Don’t Let Me Be Lonely Tonight”, 11ª faixa do álbum “Reptile”.



Madonna reverencia Michael novamente

Muito legal a homenagem que Madonna fez a Michael Jackson na volta da turnê "Sticky & Sweet" em Londres, no último sábado. No show, que aconteceu no O2 Arena - mesmo local em que Michael retornaria aos palcos com a turnê "This Is It" - , um dos bailarinos que acompanham a cantora entrou no palco vestido como o rei do pop e fez, dentre outros passos de dança, o famoso "moonwalking". A cena foi postada no site oficial de Madonna.


Franz Ferdinand lança novo single

Chega hoje às lojas o novo single do Franz Ferdinand, "Can't Stop Feeling", terceira música de trabalho do disco "Tonight: Franz Ferdinand". No dia 1° de julho, o vídeo da canção foi lançado no canal da banda no You Tube.
Aí está!


sexta-feira, 3 de julho de 2009

Hit Hard


O baterista do Aerosmith, Joey Kramer, lançou na semana passada sua autobiografia, “Hit Hard: A Story of Hitting Rock Bottom at the Top”. O texto foi escrito por Kramer em parceria com os escritores William Patrick e Keith Garde e levou quatro anos para ser finalizado. No livro, Kramer narra seus problemas com drogas e conta histórias da banda. O baixista do Mötley Crue, Nikki Sixx, assina o prefácio da biografia, que pode ser encontrada em livrarias nos Estados Unidos e em sites da internet.

40 anos sem Brian Jones


O dia 3 de julho é, também, um marco na carreira dos Rolling Stones. Há quatro décadas, o guitarrista Brian Jones morreu aos 27 anos, assim como Jim Morrison, Jimmi Hendrix, Janis Joplin, Kurt Cobain e mais uma leva de artistas brilhantes que foram pegos pela “maldição dos 27”. Fundador da banda e responsável pelo nome que a tornou conhecida, Jones foi encontrado morto na piscina de sua casa, em Sussex, na Inglaterra.
O Ruído Bom relembra Brian Jones com “Paint it Black”, de 1966.