quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ruído Ruim... (parte 3): Podia dormir sem essa, Morrissey...

O cantor Morrissey fez uma declaração no mínimo infeliz durante um show no último domingo. Segundo o ex-vocalista dos Smiths, os ataques promovidos pelo extremista Anders Behring Breivik na semana passada na Noruega não são nada comparados ao que fazem as redes McDonald's e Kentucky Fried Chicken.
Péssimo...

terça-feira, 26 de julho de 2011

Clássicos com C Maiúsculo (parte 46): "Let's Spend the Night Together"


O cantor Mick Jagger completa hoje 68 anos. Para homenageá-lo, aqui está o hit "Let's Spend the Night Together", lançado pelos Rolling Stones em 1967. A canção ganhou diversos covers, um deles gravado pelo cantor David Bowie, e gerou polêmica ao ser escolhida para ser apresentada no programa The Ed Sullivan Show - o apresentador chegou a pedir que a letra fosse mudada devido ao conteúdo sugestivo.



Quer saber mais sobre aquele Clássico com C Maiúsculo? Mande sugestões!

sábado, 23 de julho de 2011

Amy Winehouse morre aos 27 anos


A cantora Amy Winehouse foi encontrada morta em sua casa em Londres na tarde deste sábado. De acordo com a polícia, a causa da morte ainda não foi esclarecida.
Considerada uma das vozes mais marcantes dos últimos vinte anos, Amy tinha um histórico de abuso de drogas e álcool. No mês passado, chegou até a adiar uma turnê pela Europa depois de ser vaiada em um show na Sérvia, em que parecia estar bêbada demais para se apresentar.
O mais surpreendente nessa história, porém, é a idade da cantora: ela tinha 27 anos, mesma idade com a qual morreram diversos ícones da música. A maldição dos 27 parece mesmo implacável...
Abaixo, o cover de Amy para "It's My Party", gravada originalmente pela cantora Lesley Gore em 1963:


Peace, Amy!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

"À meia-noite, à meia luz..." (parte 40): "Go Now"


Dia chuvoso em Curitiba, anunciando a volta do frio depois de uma trégua de duas semanas... E o que combina com dias escuros e tristes? Balada dor-de-cotovelo, ora! Por isso, a canção de hoje é "Go Now", hit da banda The Moody Blues.
Gravada originalmente pela cantora Bessie Banks em 1964, "Go Now" foi regravada pelo Moody Blues no ano seguinte e lançada como o segundo single da banda. A voz sofrida do vocalista Denny Laine alavancou o sucesso da canção, que chegou em décimo lugar na parada americana e em primeiro na britânica.


terça-feira, 19 de julho de 2011

"Briga Boa!" (parte 20): "All Along the Watchtower"

Escrita por Bob Dylan, a canção "All Along the Watchtower" foi lançada em 1967. Dylan havia sofrido um acidente de moto em Woodstock, Nova York, e teve que se afastar de turnês. Com a parada, o cantor começou a se dedicar mais à família e à leitura da Bíblia, o que influenciou seu trabalho - e "All Along the Watchtower" surgiu nesse momento.



Seis meses depois de Dylan, foi a vez do cantor Jimi Hendrix lançar sua versão para "All Along the Watchtower". O cover agradou o autor da canção original e ficou na 48ª posição no ranking das 500 maiores de todos os tempos listadas pela revista Rolling Stone.



E aí? Qual é a sua versão preferida de "All Along the Watchtower": a original de Bob Dylan ou o cover de Jimi Hendrix? Compare e vote! O resultado vai estar aqui em breve!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Lendas Rock n' Roll (parte 5): anos 90


Na década de 90, enquanto tanta gente dizia que o rock tinha morrido, surgiu o grunge para provar o contrário. Dentre as bandas que se encaixaram no movimento nascido em Seattle, o Nirvana merece destaque. O cantor e guitarrista Kurt Cobain, o baixista Krist Novoselic e o baterista Dave Grohl, além de outros integrantes que passaram pelo grupo ao longo de sua história, foram responsáveis por colocar nas paradas o rock alternativo e torná-lo alvo de interesse das gravadoras. No entanto, todo o sucesso não agradava o líder da banda, que sempre recusou o rótulo de messias de sua geração. Querendo ou não, Cobain se tornou um ícone do rock após sua morte, aos 27 anos - idade em que tantos outros roqueiros, a exemplo de Jim Morrison, Janis Joplin e Jimi Hendrix, morreram.
Kurt Cobain virou ícone e "Smells Like Teen Spirit", primeira faixa do definitivo disco "Nervermind", de 1991, virou hino. Aí está:


E que o rock continue vivo!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Lendas Rock n' Roll (parte 4): anos 80


O grupo Queen já fazia muito sucesso nos anos 70, mas foi na década de 80 que virou lenda e lançou a maioria de seus grandes hits. "A Kind of Magic", "Radio Ga Ga", "One Vision" e muitas outras canções estouraram nas paradas em todo o mundo neste período. A voz poderosa de Freddie Mercury, unida ao talento do guitarrista Brian May, do baterista Roger Taylor e do baixista John Deacon, marcou época e levou a banda a ser reconhecida como uma das melhores da história do rock pela crítica especializada.
Aqui, a canção "Under Pressure", sucesso que coloca o Queen ao lado de outro grande ícone das décadas de 70 e 80, o cantor David Bowie:

Documentário e livro sobre George Harrison chegam em 2011

O site do cantor George Harrison anunciou hoje os lançamentos do documentário e do livro "George Harrison - Living in the Material World".
O filme, dirigido pelo cineasta Martin Scorsese, será transmitido pelo canal HBO nos Estados Unidos nos dias 5 e 6 de outubro e lançado em DVD e Blu-Ray no Reino Unido no dia 10 de outubro pela Lionsgate Home Entertainment. Haverá ainda uma edição de luxo, que incluirá um CD com músicas inéditas de George.
No fim de setembro, a editora Abrams Books publica um livro com o mesmo nome do documentário de Scorsese, com fotografias, cartas e diversos arquivos reunidos pela viúva do cantor, Olivia Harrison.
Enquanto aguardamos a vinda dessas preciosidades para o Brasil, que tal ouvir um pouco de George?

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Lendas Rock n' Roll (parte 3): anos 70


Os anos 70 e a história do rock não teriam sido os mesmos sem o movimento punk e seu principal representante: os Sex Pistols. Formada em 1975 a partir da ideia do empresário Malcolm McLaren, a banda foi o gatilho da rebeldia no Reino Unido e em todo o mundo. Rápida e curta como uma música punk, a carreira dos Sex Pistols durou pouco mais de dois anos e teve apenas um disco para contar história: o seminal "Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols", de 1977, de onde sai a faixa "God Save the Queen":



Feliz dia do rock!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Lendas Rock n' Roll (parte 2): anos 60


Nenhuma banda representa melhor o espírito dos anos 60 - e as grandes mudanças que aconteceram nesta década - que os Beatles. Os quatro rapazes de Liverpool trouxeram a experimentação ao rock n' roll e levaram o gênero a um patamar sem precedentes. John Lennon e sua rebeldia acumulada ao longo de toda a infância e adolescência, Paul McCartney e sua personalidade romântica e, ao mesmo tempo, vanguardista, George Harrison e sua paixão pela cultura indiana e Ringo Starr e seu carisma - cada um dos fab four contribuiu com elementos diversos que colocaram os Beatles no topo. A magia que aconteceu quando os quatro se uniram é tão grande que até hoje, mais de quarenta anos depois de sua separação, a beatlemania existe.
Como a revolução que os Beatles fizeram no rock foi (direta ou indiretamente) fundamental para todas as gerações que vieram a seguir, a canção escolhida é "Revolution", lançada em 1968.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Lendas Rock n' Roll (parte 1): anos 50


Na semana do rock, o Ruído Bom vai relembrar grandes artistas que representam as décadas de 50, 60, 70, 80 e 90, tão importantes e tão distintas entre si no que diz respeito à história do gênero musical.
Hoje é dia de falar do cantor Elvis Presley, o eterno rei do rock. Nascido em 8 de janeiro de 1935, Elvis Aaron Presley ganhou seu primeiro violão aos 9 anos. Unindo a beleza, a voz marcante e as influências do country, do gospel e do R&B, ritmo ouvido na adolescência em Memphis, Elvis teve uma carreira pontuada por sucessos estrondosos na música e no cinema, nada ofuscados por seus fracassos. Sua imagem de ícone é tão forte que, ainda hoje, sua morte é questionada por fãs.
Aqui, "Blue Suede Shoes", do álbum de estreia "Elvis Presley", lançado em 1956 - um divisor de águas na música popular e um ingrediente explosivo para as próximas gerações do rock:

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Viva o Ringo!


O baterista Ringo Starr completa hoje 71 anos de idade. Nascido para o sucesso, como o próprio amigo John Lennon declarou uma vez em uma entrevista, Ringo foi beatle, fez cinema, faz turnês ainda hoje pelo mundo e mostra que tem energia de sobra para continuar fazendo a alegria de muita gente.
Abaixo, a canção "Photograph", uma parceria de Ringo Starr e George Harrison lançada em 1973:


Feliz aniversário, Ringo!!!